Foi ministrado no dia 11/3 o curso “Media Training” para nove magistrados do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e da Justiça Federal em São Paulo. Promovido pela Escola de Magistrados da 3ª Região (EMAG), o curso teve como objetivo demonstrar a importância de estabelecer um bom relacionamento entre o Judiciário e a imprensa e aprimorar a função de cada um dos participantes como porta-voz da instituição.
Como parte do curso, os magistrados participaram de um circuito de mídia em que foram realizadas simulações de entrevistas tais como: coletiva de imprensa, entrevista em rádio, por telefone e pessoalmente. “É uma oportunidade de praticar um pouco do que foi passado na parte teórica, quando abordamos técnicas de entrevistas, mercado jornalístico e a importância da transparência do Poder Judiciário”, disse Hélio Martins, assessor de imprensa do TRF3 que ministrou a parte teórica do curso.
“Esperamos que após o curso os participantes tenham uma mudança de postura no relacionamento com a imprensa, e que passem a lidar com os jornalistas de uma forma mais natural. Nós da assessoria de imprensa da Justiça Federal em São Paulo trabalhamos para manter uma relação de transparência e oferecemos as ferramentas ao magistrado”, afirmou o diretor do Núcleo de Comunicação Social da JF/SP (NUCS), Ricardo Acedo Nabarro.
Na opinião do juiz federal Pedro Novaes, da 1ª Vara em Araçatuba, “o curso foi muito produtivo pois demonstrou a importância da assessoria de imprensa da instituição para os magistrados e a necessidade de o Poder Judiciário estar preparado para uma relação cada vez mais frequente com a mídia. Com isso, essas simulações são importantes pois auxiliam o juiz a responder as perguntas da forma mais adequada possível, sem comprometer a imagem do Poder Judiciário.” (KS)
Foto: Fernando Coleti