Foi ministrado na última sexta-feira (11/10) o curso “Media Training” para sete magistrados da Justiça Federal em São Paulo. Promovido pela Escola de Magistrados da 3ª Região (EMAG), o curso teve como objetivo demonstrar a importância de estabelecer um bom relacionamento entre o Judiciário e a imprensa e aprimorar a função de cada um dos participantes como porta-voz da instituição.
“Cada vez mais o Judiciário está na imprensa sendo pauta dos jornais. A sociedade cobra transparência sobre as decisões. O objetivo do curso é preparar o magistrado para que ele se comunique sempre com muita clareza e objetividade”, afirmou Clarisse Michielan, da EMAG.
Além da parte teórica, os magistrados participaram de uma oficina de gestão de crise e de um circuito de mídia em que foram realizadas simulações de entrevistas tais como: coletiva de imprensa, entrevista em rádio, por telefone e pessoalmente.
“A formação do juiz é voltada para trabalhar com lei, provas e para dar explicações às partes sobre o motivo da condenação ou absolvição. Por isso, o curso está sendo muito interessante, está instruindo para que possamos ser um judiciário mais aberto. E essa é uma tendência mundial”, declarou a juíza federal Kyu Soon Lee.
Para o juiz federal Ali Mazloum, “hoje a sociedade não é mais a mesma, ela quer realmente saber o que está acontecendo, por que foi decidido dessa ou daquela maneira. Então, é importante o juiz estar preparado para isso. A sociedade quer saber e ela tem esse direito”.
“A Justiça tem que aprender a fazer essa tradução da linguagem formal e mais complexa que a gente utiliza para uma linguagem mais coloquial de acesso rápido à população”, declarou o magistrado Paulo Sérgio Domingues. (KS)
Foto: Kátia Serafim