Foi realizado ontem (17/9), no prédio da Administração Central da JF/SP, o primeiro de uma série de “Encontros de Discussão sobre a Saúde dos Servidores”, ministrado pelo Núcleo de Saúde (NUSA).
No evento, foram discutidas as principais razões dos afastamentos no trabalho motivados por questões de saúde, onde os participantes debateram e sugeriram medidas que têm como objetivo minimizar este tipo de problema.
“A importância deste encontro é que estamos saindo da esfera individual e levando a discussão ao grupo para buscar uma solução”, diz Antonio Sergio Rodrigues, servidor do NUSA.
Rosa Maria do Prado, diretora do NUSA, afirma que “nos últimos anos, foi feito um mapeamento dos afastamentos e verificou-se que as principais causas são de problemas respiratórios, bem como gastrointestinais causados por problemas psicológicos. Além deles, há os afastamentos por questões ortopédicas, que são mais longos em virtude de suas características”.
Um outro encontro será realizado em breve no prédio da Administração Central, e, posteriormente, o NUSA visitará os fóruns da Seção Judiciária para discutir os motivos de afastamentos por saúde de cada local. (FRC)
Foto: Fernando Coleti