Começou nesta quarta-feira, 27/2, no auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo o curso sobre “Leis Penais Especiais”, promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores e coordenado pelo juiz federal Silvio César Arouck Gemaque.
“Vimos a necessidade de aprofundar os estudos nessa área penal em algumas leis especiais que se aplicam na Justiça Federal. O servidor fica no dia a dia muito ligado à prática e, algumas vezes, falta o embasamento teórico que nós estamos passando com este curso”, afirmou Silvio Gemaque.
No primeiro dia de evento, o juiz federal Fernando Gonçalves ministrou a palestra sobre “Crimes de Lavagem de Dinheiro”, abordando sua história, a nova legislação e a maneira de combater o crime.
Lavagem de dinheiro é a ocultação ou dissimulação de bens e valores obtidos através de atividades criminosas. Para Fernando Gonçalves, “é muito importante combater o aspecto econômico e financeiro das organizações criminosas e o objetivo da lei é justamente o de sufocar, tirar desses criminosos o dinheiro que eles utilizam para usufruir ou como instrumento para praticar novos crimes”.
No próximo dia 6/3, ocorrerá o segundo encontro do ciclo, que será ministrado pelo juiz federal Marcio Catapani e irá abordar os crimes contra o sistema financeiro nacional. (FRC)
Fotos: Fernando Coleti e Kátia Serafim