Terminou hoje (28/6) o “Curso de Introdução ao Processo Civil Alemão”, ministrado pelo professor Sven Korzilius, da Faculdade de Direito da USP. O evento, que foi realizado no auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo, teve como público-alvo magistrados e servidores da JF e TRF3.
Durante os quatro dias do curso, foram abordados os princípios do processo, tipos de ações, meios de prova, execução de sentença e recursos, entre outros assuntos.
Sven Korzilius, que leciona a matéria de Introdução Geral ao Direito Comparado, afirmou que a discussão desses temas busca “ampliar nosso horizonte e ajudar-nos a compreender que o sistema processual que temos hoje provém de uma construção cultural e histórica anterior. As diferenças culturais influenciaram o legislador na criação das normas e leis em cada país”.
Durante a apresentação, o juiz federal Leonardo Estevam de Assis Zanini atuou como debatedor: “Há muitos pontos semelhantes e outros que são bem diferentes entre o processo civil alemão e o sistema processual brasileiro. No entanto, são essas diferenças que despertam maior interesse, fazendo-nos refletir a respeito do nosso sistema e as práticas adotadas”.
A servidora Noriane Caetano, das Turmas Recursais em São Paulo, considerou o curso muito produtivo, especialmente por abordar um tema diferente. “O conteúdo serviu ainda para repensarmos a forma de lidar com as questões processuais do dia a dia”, concluiu Noriane.
O evento foi promovido pela Escola de Magistrados da 3ª Região em parceria com o Núcleo da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da JF/SP, sendo transmitido por videoconferência às demais Subseções Judiciárias do estado. (JSM)
Fotos: Jefferson Messias