Um grupo formado por servidores da Sede Administrativa da Justiça Federal em São Paulo participou, no último dia 29/10, do Curso de Formação de Brigada de Incêndio, realizado no Fórum Ministro Pedro Lessa. O evento faz parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Diretoria do Foro, por meio do Núcleo de Segurança, para o treinamento de brigadistas em todo o estado de São Paulo.
Ministrado pelos agentes de segurança Waldemir Vieira de Barros e Ismael de Assis, o curso é dividido em partes teórica e prática. Foram abordadas técnicas de prevenção de incêndio, métodos de extinção, manuseio dos equipamentos de combate a princípio de incêndio, noções de abandono de prédio e procedimentos de primeiros socorros.
“Nosso objetivo é que os brigadistas tenham o mínimo de conhecimento para fazer a diferença e saber como agir em situações de sinistro, seja em casa, no trabalho ou durante o seu deslocamento”, afirmou Waldemir.
Para o participante Hélio Kazuo Uyeda, do Núcleo de Cálculos Judiciais, ter a noção de como proceder em uma situação de emergência é importante para estar seguro e assim poder tranquilizar os demais colegas, indicar as escadas de acesso e deixá-los em alerta.
Do mês de maio até agora, mais de mil servidores foram treinados, incluindo a capital e interior. Ismael de Assis falou sobre outro efeito ocasionado pelo curso: “Temos recebido notícias de que os que foram treinados acabam contagiando outras pessoas e funcionando como agentes multiplicadores. Isso é muito bom, pois precisamos contar com o envolvimento de todos nesse projeto para que realmente surta os efeitos esperados”. (JSM)
Fotos: Igor Gonzalez