TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2014

02/06/2014 - Semana do meio ambiente destaca boas práticas nos fóruns

Na próxima quinta-feira (5/6) será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E para celebrar a data, a Justiça Federal fez um levantamento das iniciativas de práticas sustentáveis adotadas por alguns fóruns da Seção Judiciária de São Paulo.

Água

Nos últimos meses, São Paulo está em estado de atenção com relação ao consumo de água. Devido à escassez de chuvas, os reservatórios das represas encontram-se quase vazios, preocupando as autoridades e toda a população.

Em razão disso, funcionárias do setor da limpeza do prédio da Administração Central da JF/SP receberam diversas orientações para economizar o máximo possível de água. Dentre elas estão lavar menos o prédio e procurar reaproveitar a água utilizada. Além disso, sempre que for possível, varrer os ambientes ao invés de lavar.

O Fórum de Jaú, por sua vez, inovou e criou um sistema para coletas de águas da chuva e de degelo do ar-condicionado central. Após serem coletadas, são utilizadas para a limpeza geral de pisos, banheiros, garagem e calçada do Fórum. “Tal medida já resultou em economia de 18% no consumo. Numa segunda fase, destinaremos as águas coletadas para o sistema de descarga dos banheiros, com previsão de economia no consumo subindo para 30%”, afirma Ricardo Trigo Pereira, diretor do Núcleo de Apoio Regional do Fórum.

Com a mesma preocupação, o Fórum de Jales também reutiliza a água do dreno do ar-condicionado para regar o jardim. Além disso, reduziram drasticamente a quantidade de lavagem do piso do prédio.

Lixo

Outra preocupação mundial e que diversas subseções judiciárias já estão colocando em prática é a reciclagem do lixo.

O Fórum de São Vicente aderiu ao programa Recicla Condomínio, da Prefeitura Municipal. Os terceirizados da limpeza filtram tudo que é reciclável, depositam em um ‘bolsão’ e, assim que ele atinge o limite de sua capacidade, a Prefeitura é acionada para buscar o material.

O Juizado Especial Federal na capital também formalizou uma parceria com a prefeitura para receber gratuitamente um container que efetua a coleta do material reciclável. Semanalmente, um caminhão passa no local para recolher o material separado.

Plástico e papel

Por ser um dos materiais que mais demora para se decompor, o plástico deve ser utilizado com moderação. O Fórum de Bauru incentiva seus servidores a utilizar copos de vidro durante o expediente. Nesse sentido, o Fórum de Jales também tem uma campanha interna de utilização de um copo de plástico por dia. Já o JEF/SP instalou coletores de copos descartáveis ao lado dos bebedouros.

Para diminuir o desmatamento, várias subseções judiciárias têm incentivado o modo de “impressão frente e verso” nos documentos utilizados nos processos. Outra iniciativa é a utilização de folhas já utilizadas em um dos  lados para rascunhos.

Sinalização

Um dos segredos do sucesso de uma boa prática é sua ampla divulgação e sinalização. Não basta o diretor do fórum ter uma boa ideia. Ele tem que divulgá-la e incentivá-la. Para isso, sinalizações como “Poupe água” ou “Utilize frente e verso”, espalhadas pelos prédios, são muito importantes.

Vale lembrar que ideias de práticas sustentáveis são intermináveis. Diariamente, alguém pode descobrir ou criar algo que resulte em economia de água, energia ou papel. Espalhe a ideia e colabore com a preservação da natureza. (FRC)

Conheça também todo o programa de Gestão Ambiental - A3P da JF/SP em www.jfsp.jus.br/a3p/

Fotos: NUAR

Publicado em 19/12/2017 às 15h39 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37