TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2014

02/07/2014 - Aberta a exposição no Fórum de Santos

Na última sexta-feira (27/6), o Fórum Federal de Santos/SP realizou a abertura da exposição iconográfica “Porto de Santos – Armada no Mar & Bandeiras na Terra”. O evento contou com a presença do desembargador aposentado do TRF4 Vladimir Passos de Freitas, da juíza federal diretora do Foro, Giselle de Amaro e França, além de outras autoridades, servidores e público em geral.

O material exposto é baseado no livro com o mesmo título, de autoria do coronel reformado Élcio Rogério Secomandi e coautoria em três idiomas da professora em História Social da USP, Clotilde Paul. “Esse trabalho tem como objetivo valorizar o patrimônio histórico do nosso país em um projeto que chamamos de educação patrimonial”, afirmou Élcio Secomandi. 

Os painéis mostram a expansão do poder colonial português através dos mares e a modo pelo qual ocuparam o grande perímetro da América Portuguesa, além de uma abordagem econômica relacionada ao crescimento do Porto de Santos. 

Para o desembargador Vladimir Passos de Freitas, que falou na abertura da solenidade, a realização desta exposição no Fórum “permite aproximar a Justiça da população por meio de uma atividade maravilhosa, que é a preservação de nossa história”.

A ideia para esse evento partiu do juiz federal diretor da 4ª Subseção Judiciária, Roberto Lemos dos Santos Filho, que teve acesso ao trabalho do coronel Élcio Secomandi referente às fortificações existentes no litoral santista. “Queremos possibilitar o resgate da história e da cultura local dando acesso aos servidores e jurisdicionados a todo esse acervo”, destacou o magistrado.

A juíza federal Giselle de Amaro e França falou sobre a importância da iniciativa promovida pela Subseção de Santos, que em sua opinião deve ser replicada em outros locais.

O material poderá ser visto até o final do mês de julho no Fórum Federal de Santos, localizado na Praça Barão do Rio Branco, 30, centro. (JSM)

Fotos: Jefferson Messias/Bárbara Alcalde

Publicado em 19/12/2017 às 15h39 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37