Entre os dias 29 e 31/10, o auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo recebeu uma série de palestras em comemoração ao Dia do Servidor Público. O evento, promovido pelo Núcleo da Escola de Servidores, abordou temas sobre saúde e qualidade de vida, sustentabilidade na JF e tutela coletiva.
No primeiro dia, médicos e dentistas da JF/SP e do TRF3 falaram sobre como alcançar o bem-estar físico e emocional, as implicações da saúde bucal na saúde geral do indivíduo e o estresse no ambiente profissional.
“A principal mensagem que foi passada é a de que precisamos nos cuidar. Tudo começa com uma autoavaliação, sabendo como está a própria saúde. A partir daí, é possível verificar de que maneira podemos melhorar mudando alguns hábitos, seja parando de fumar, comendo melhor ou praticando atividade física”, disse Alberto Ogata, médico do TRF3.
As servidoras Aparecida Ramos e Mariana Galluzzi de Sá, que integram a comissão da A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública, trataram da questão da escassez hídrica, coleta seletiva e ações sustentáveis na JF, e fizeram um balanço do primeiro ano de atividades da A3P na instituição.
“Acreditamos que a mudança de atitude de cada um é fundamental para as questões sustentáveis na Administração Pública. Esse é um trabalho que precisa ser contínuo e constante e, por isso, estamos sempre fazendo o papel de conscientizar o servidor,” afirmou Mariana Galluzzi.
No último dia do evento, o juiz federal Paulo Alberto Sarno, da 9ª Vara de Execuções Fiscais em São Paulo, proferiu a palestra sobre tutela coletiva, citando exemplos reais de como o acesso à justiça foi garantido às pessoas por meio da entrega da tutela jurisdicional.
Além da modalidade presencial, houve transmissão das palestras por videoconferência e sorteio de brindes durante o evento. (JSM)
Fotos: Jefferson Messias