Foi ministrado ontem (10/3) o curso “Media Training” para dez magistrados da Justiça Federal da 3ª Região. Promovido pela Escola de Magistrados (EMAG), o curso teve como objetivo demonstrar a importância de estabelecer um bom relacionamento entre o Judiciário e a imprensa e aprimorar a função de cada um dos participantes como porta-voz da instituição.
Na opinião do juiz federal Ricardo Uberto Rodrigues, da 1ª Vara Federal em Coxim/MS, “é fundamental o estabelecimento dessa ligação entre o Judiciário e a mídia. E receber essas orientações é muito importante”.
O treinamento incluiu, além da parte teórica, uma oficina de gestão de crise e um circuito de mídia em que foram realizadas simulações de entrevistas tais como: coletiva de imprensa, entrevista para rádio, por telefone e pessoalmente.
“Nós, juízes, não temos o costume de ter esse contato direto com a imprensa, e esse tipo de curso é importante para desenvolvermos esse know how, para que a gente saiba como se comunicar de maneira acessível com a população através dos meios de comunicação”, declarou o juiz federal Marcelo Constenaro Cavali, da 6ª Vara Criminal em São Paulo/SP.
Essa foi a quarta turma de magistrados que participou do projeto iniciado em 2013 pela EMAG em parceria com os servidores das assessorias de imprensa do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e da Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo.
Participaram do curso os juízes federais Carolina Castro Costa, Eduardo José Costa, Marcelo Cavali, Marcelo Lelis de Aguiar, Marcia Souza e Silva de Oliveira, Raul Mariano Júnior, Renato Nigro, Ricardo Uberto Rodrigues e Maíra Lourenço e o desembargador federal do TRF3 Fausto De Sanctis. (KS)
Fotos: Kátia Serafim