Fraldas, lenços umedecidos, pomadas para assaduras, algodão, hastes flexíveis, enfim, itens de higiene básica para bebês foram comprados com o valor arrecadado numa campanha que mobilizou os servidores e os magistrados do Fórum Federal de Sorocaba, para ajudar a Associação Crianças de Belém. A compra dos itens foi realizada pelo Núcleo de Apoio Regional do Fórum.
Fundada em 29 de novembro de 1996, a “ACB”, como também é conhecida, é uma entidade civil de caráter filantrópico, sem fins econômicos, que tem por finalidade prestar atendimento ao indivíduo vitimado, direta ou indiretamente pelas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), por meio de projetos e assistência de proteção básica e na promoção dos direitos à vida e à saúde.
A ACB desenvolve um trabalho expressivo na cidade de Sorocaba, através de programas específicos de atendimento a crianças e adolescentes e suas famílias vitimadas principalmente pela AIDS. Tornou-se referência no cuidado e na prevenção através de vários projetos, dentre eles, o “Projeto Mulher Posithiva”, “Projeto Grupo Teens”, “Projeto Continuar”, “Projeto Mão na Massa” e o “Berçário”. A campanha realizada no Fórum de Sorocaba foi realizada especificamente para arrecadar itens para o Berçário.
O Berçário atende atualmente a 15 crianças de três meses a dois anos de idade, em forma de acolhimento, ou seja, elas não dormem na Associação. O acolhimento funciona em período integral de segunda a sexta-feira, e os bebês são filhos de mulheres portadoras de HIV/AIDS/DST que são atendidas nesses outros projetos da ACB. Além do cuidado com as crianças atendidas, este atendimento visa fortalecer o vínculo mãe e filho.
De acordo com o administrador executivo da ACB, Heitor Pirangé Júnior, há a possibilidade de ampliação para o atendimento de mais crianças para o próximo ano, dependendo das doações recebidas. “Temos a possibilidade de ampliar nosso atendimento, mas nossos recursos são muito exíguos, dependemos muito das doações. Por isso, quero agradecer a vocês do Fórum Federal de Sorocaba por essa doação e dizer que estamos aqui abertos, dispostos e contamos com a ajuda de vocês. Muito obrigado”. (VPA)
Fotos: NUAR/Sorocaba