No dia 10/11 foi realizado no auditório do JEF/SP o “Workshop sobre Gestão Documental”, voltado a magistrados e servidores que atuam nas comissões setoriais de avaliação e gestão documental da Justiça Federal em São Paulo. O propósito do encontro foi rever rotinas e procedimentos relacionados a essa área e compartilhar experiências.
Os participantes receberam treinamento do Núcleo de Gestão Documental e Memória (NUGE) e do Núcleo de Arquivo e Depósito Judicial da instituição. “A Seção Judiciária de São Paulo possui um acervo de mais de 4 milhões de volumes de processos arquivados, e isso tem um alto custo. Nosso objetivo é fazermos uma ‘faxina’, ou seja, eliminar aquilo de que não precisamos mais e, a partir daí, preservarmos a história institucional”, explicou Carmen Lucia Uehara, diretora do NUGE.
Na ocasião, juízes e servidores também assistiram às palestras: "Conservação de Acervos Bibliográficos", ministrada por Norma Cassares, diretora do Núcleo de Conservação do Arquivo Público do estado de São Paulo, e "Por que digitalizar documentos", com o servidor Alex Brasil, chefe do arquivo geral do TRE/SP.
O juiz federal Dênio Silva Cardoso, presidente da Comissão Permanente de Avaliação e Gestão Documental da JF/SP, destacou que o workshop serve para demonstrar a importância do tema para os servidores que estão atuando nas comissões setoriais e também para os juízes que as presidem. “É algo que precisa ser feito em respeito ao nosso dever de tomar conta do patrimônio histórico e cultural da Justiça Federal, além da necessidade de redução de despesas com o arquivo”, disse o magistrado.
“Em Santos, servidores de todas as varas, indicados pelos juízes, participam ativamente da comissão. Estamos em franco processo de atividade na gestão documental para atingir a sua finalidade”, disse o juiz federal Roberto da Silva Oliveira, presidente da comissão setorial de avaliação e gestão documental da Subseção de Santos, que participou do encontro. (JSM)
Fotos: Jefferson Messias