Aconteceu ontem (12/3), no auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo, o curso de utilização do SEI - Sistema Eletrônico de Informações, voltado a magistrados e servidores da JF/SP. O treinamento teve como objetivo ajudar os participantes a entenderem as principais funcionalidades dessa ferramenta e sua aplicação no dia a dia.
O Sistema faz com que todos os processos de trabalho utilizados no âmbito administrativo saiam do papel para o formato virtual. Ele também permite expandir a maneira de executar determinadas atividades, sem que dependam exclusivamente de uma única pessoa para realizá-las, ou seja, o conhecimento é compartilhado por toda a Administração da Justiça Federal.
“Mais do que uma ferramenta virtual, o SEI muda o jeito de realizar as tarefas. Queremos mostrar por meio do curso como esse sistema pode transformar e melhorar os processos de trabalho de cada área”, disse Vitor Neves Ribeiro, diretor do Núcleo de Organização e Métodos e responsável por ministrar o curso.
O treinamento abordou a criação e movimentação de processos eletrônicos; disponibilização de acesso externo; envio de correspondência eletrônica; inclusão de documentos nos processos; retorno programado; sobrestamento; expectativas para o futuro, entre outros.
A ideia é que todos os servidores da Seção Judiciária de São Paulo sejam treinados para utilizar o SEI. O curso, que é promovido pelo Núcleo da Escola de Servidores, será ministrado na próxima semana para outras turmas no auditório do Fórum de Execuções Fiscais Federais na capital. (JSM)
Fotos: Jefferson Messias