TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2014

14/03/2014 - Juiz Federal recebe homenagem em Guarulhos

A Subseção Judiciária de Guarulhos se despediu, no dia 7/3, do juiz federal substituto Guilherme Roman Borges, que foi removido para a Justiça Federal da 4ª Região, no Paraná.

Guilherme Borges foi aprovado em 1º lugar no XV Concurso da Magistratura da 3ª Região, sendo empossado em 22/6/2011. Em novembro do mesmo ano assumiu o cargo de juiz federal substituto da 3ª Vara Federal em Guarulhos.

Desde maio de 2012, assumiu função de juiz coordenador-adjunto da Central de Conciliação da cidade, com destacada participação nas 348 audiências de conciliação das ações de desapropriação da Infraero no entorno do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que resultaram em 100% de acordos (outubro de 2012).

A cerimônia de despedida aconteceu na sala de audiências da Central de Conciliação com a presença de colegas magistrados, servidores federais e terceirizados de todas as varas do Fórum.

Leia abaixo a íntegra do discurso de despedida pronunciado pelo juiz federal substituto da 2ª Vara Federal em Guarulhos, Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, em nome da 19ª Subseção Judiciária:

“Caros amigos, 

Eu não poderia deixar que esta ocasião – ao mesmo tempo triste e alegre para Guarulhos – passasse sem o registro de algumas breves palavras em honra do Dr. Guilherme Roman Borges, que ora deixa a Justiça Federal desta 3ª Região para integrar os quadros da Justiça Federal da 4ª Região, no Paraná.

Como disse, a ocasião é ao mesmo tempo triste e alegre para Guarulhos. Triste, porque Guarulhos se despede não só de um dos melhores magistrados que já trabalharam na Justiça Federal daqui, mas também – e principalmente – de um dos melhores seres humanos que já passaram por aqui.

Eu imagino muito poucos juízes no mundo que possam se dizer mais cultos que o Dr. Guilherme; e deles, nenhum que possa se dizer mais educado, mais gentil e mais atencioso para com todos. 

A cultura e a erudição do Dr. Guilherme – homem de dois mestrados, um doutorado e 1º colocado em nosso Concurso da Magistratura – são de todos conhecidas. E se é verdade que, como Juiz Federal, o Dr. Guilherme se tornou famoso entre os colegas como um magistrado de ideias mais liberais e progressistas, suas decisões eram sempre tão bem fundamentadas que era impossível, mesmo delas discordando, rebatê-las à altura sem antes gastar horas e por vezes dias de estudo dedicado.

De outro lado, a simplicidade e a cortesia, reveladas nos pequenos gestos – como o mesmo cordial cumprimento tanto a um réu preso quanto a um Desembargador Federal – fazem da sua postura, mais que admirável, um exemplo vivo de comportamento, que vale mais que qualquer lição ou discurso.

Todos sabem que os grandes homens da história não ensinavam com palavras, mas sim com o exemplo de seus gestos diários. Conviver com o Dr. Guilherme era ter aulas diárias de boas maneiras e de respeito ao próximo, fosse “o próximo” uma importante autoridade, fosse um réu recém condenado a anos de prisão.

E tudo isso – tamanhas cultura e gentileza – são ainda coroados por uma modéstia e uma humildade difíceis de igualar, tão naturais elas são para ele: o Dr. Guilherme é tão modesto e humilde não simplesmente porque acha que é correto ser assim; mas sim porque acredita, com convicção – por incrível que pareça – que há no mundo pessoas melhores que ele. 

E se ele, tão culto e tão atencioso com todos, pensa assim, talvez seja esse o maior exemplo que ele nos deixa: por mais alto que seja o posto que ocupemos na vida, sempre haverá alguém acima de nós, em poder, em talento ou em humanidade.

A partida do Dr. Guilherme, então, é uma triste e irreparável perda para a Justiça Federal de São Paulo, e especialmente para nós de Guarulhos, que não mais poderemos gozar de sua companhia diária.

Mas se é triste, a ocasião é também motivo de imensa alegria para todos nós, já que, com sua remoção para o Paraná, o Dr. Guilherme volta à sua terra natal e se reúne mais uma vez com sua esposa e familiares.

Aqui em Guarulhos, ele deixa não apenas saudade, mas também incontáveis amigos, torcendo por que sua vida seja cada vez mais preenchida com sucesso, alegria e felicidade. Abraços e boa viagem.  

Juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida.”

Foto: arquivo pessoal

Publicado em 19/12/2017 às 15h39 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37