A 5ª Vara Federal em Santos/SP recebeu denúncia contra 17 pessoas acusadas pelo Ministério Público Federal (MPF) de serem integrantes de uma organização criminosa que desviava e fraudava cartões bancários na Baixada Santista e na capital paulista.
De acordo com interceptação de comunicações, autorizada pela Justiça e realizada pela Polícia Federal, foi apurado que após o desvio dos documentos era empregado um esquema de desbloqueio através de uma central telefônica clandestina, na qual mulheres que pertenciam ao grupo realizavam ligações simuladas, a fim de obterem fraudulentamente as senhas dos clientes bancários para desbloqueio dos cartões desviados.
A prática de furtos de cartões bancários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – EBCT gerou prejuízos em diversas instituições financeiras.
A Justiça Federal também autorizou a realização de buscas e apreensões que possibilitaram a captura de outros materiais que revelaram a materialidade delitiva.
“Há justa causa que autoriza o início da ação penal. Porquanto os elementos informativos obtidos no curso do inquérito policial demonstram fatos que, em tese, constituem crime e apontam indícios suficientes de autoria”, afirmou o juiz federal Roberto Lemos dos Santos Filho, titular da 5ª Vara Federal em Santos.
Todos os acusados estão presos preventivamente. (KS)