No dia 15/9 teve início o treinamento da primeira turma do Curso de Reciclagem dos Agentes de Segurança da Justiça Federal em São Paulo. O evento, realizado na capital paulista, contará com a participação de 116 servidores divididos em quatro turmas.
O treinamento presencial aborda técnicas de defesa pessoal, uso de bastão retrátil e teste de condicionamento físico, com carga horária de 30 horas. A outra metade do programa (30 horas) será realizada em ambiente virtual (EAD), cujo conteúdo auxiliará o agente a conhecer os riscos, normas e procedimentos inerentes a sua atividade profissional.
“Com o passar do tempo, o servidor acaba esquecendo algumas coisas que aprendeu. Contudo, caso mantenha um treinamento constante, poderá não só relembrar como também atualizar seus conhecimentos“, disse o instrutor Ricardo Nakayama, diretor técnico da empresa responsável por ministrar o curso.
Essa também é a opinião do servidor Demétrio Palma, que atua como agente de segurança no Fórum Federal de Guarulhos/SP. “O curso é fundamental. É uma forma de a instituição reconhecer a necessidade de nos capacitar para sermos mais efetivos na execução das atribuições do cargo”.
Os agentes de segurança Marcelo de Carvalho e Aloê Felipe ressaltaram ainda a linguagem objetiva adotada, além de elogiarem os instrutores pelo ótimo conhecimento demonstrado.
De acordo com o calendário divulgado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, as demais turmas continuarão a ser treinadas até o final do mês de outubro. (JSM)
Fotos: Jefferson Messias/Helio C. Martins