Aconteceu nesta terça-feira, 19/8, no auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo (JEF/SP), a palestra “Cultura da Cooperação – o desafio de conviver e fazer juntos”, proferida pelo consultor organizacional Luciano Lannes.
O evento foi promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo e faz parte do “Ciclo de Palestras de Desenvolvimento de Equipes”, que é destinado à capacitação de servidores e magistrados, com o objetivo de fomentar equipes cooperativas e de alto desenvolvimento.
Lannes comentou sobre o processo cooperativo e a importância de viver conectado a outras pessoas, mostrando a ligação entre a cultura da cooperação e o trabalho integrado, mesmo em ambientes competitivos.
“Estudos mostram que nós precisamos do outro para darmos significado para nossa própria vida. A psicologia demonstra que eu só consigo ter uma noção concreta de quem sou quando eu vejo o meu reflexo no comportamento dos outros. Estar conectado a outras pessoas é realmente uma necessidade humana”, afirmou o consultor.
Ele também destacou a importância dos desafios como fator motivacional. “O desafio é uma coisa fundamental para fazer o ser humano se mobilizar para realizar alguma coisa. Esse desafio pode ser pessoal, a fim de atender uma necessidade interna, ou ele pode envolver outras pessoas. Nós já tivemos exemplos históricos de eventos sociais, como é o caso do pós-guerra. Após grandes catástrofes é possível ver a mobilização coletiva para dirimir o sofrimento de pessoas que passaram por situações ruins. E isso mobiliza pessoas ao ponto de dar novo significado para suas vidas”.
Este foi o segundo evento do “Ciclo de Palestras de Desenvolvimento de Equipes” da JF/SP. (KS)
Fotos: Kátia Serafim