No dia 19 de setembro, a Central de Penas e Medidas Alternativas Federal (CEPEMA) recebeu do Centro Franciscano de Luta contra a Aids (Cefran) uma placa em agradecimento pela parceria da Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo com a instituição, pelo encaminhamento de apenados para prestação de serviços em cumprimento de penas alternativas por crimes de menor potencial ofensivo.
A homenagem aconteceu durante a comemoração pelos 20 anos do Cefran e pelos 18 anos do Centro de Apoio ao Idoso – Casa de Clara. As duas obras sociais compõem a rede dos serviços mais antigos do Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS).
A comemoração teve início com uma missa na Igreja São Francisco, no centro da capital paulista, e foi seguida por um coquetel. “Para nós é uma alegria celebrar 20 anos de história e luta contra o HIV. A Aids é uma doença estigmatizada pela sociedade e os portadores do vírus sofrem um preconceito muito grande”, afirmou a irmã Margareth Crispim, coordenadora do Cefran.
Para os apenados e prestadores de serviços Celso Formigoni, Jorge Ratcov e Gregório Ratcu o trabalho no Cefran deu outro sentido em suas vidas. “Estou plenamente realizado com o trabalho que estou desenvolvendo. Agradeço a Deus todos os dias por ter a oportunidade de levantar cedinho e cumprir minha missão”, disse o apenado Celso Formigoni.
“Sou prestador de serviços no Cefran há nove meses e me sinto muito bem. Antes eu não tinha uma condição boa de saúde, vivia na cama e sem disposição. E trabalhar lá me ajudou muito, hoje me sinto mais útil. É uma experiência que vale a pena”, declarou Gregório Ratcu.
“É uma experiência de grande valor humano e eu penso que solidariedade não é simplesmente doar monetariamente, é dar uma parte de si, participar e estar junto deles”, afirmou Jorge Ratvov.
Sobre a CEPEMA
Inaugurada em 1/10/2013, a CEPEMA é resultado de uma parceria entre o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) com a Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania.
Com equipe multidisciplinar de servidores e estagiários nas áreas de Psicologia, Serviço Social, Direito e Administração, ela é responsável por receber, encaminhar e fiscalizar a prestação de serviços dos condenados da Subseção Judiciária de São Paulo/SP ou de outras subseções, que residem na capital. Atualmente o cadastro conta com 373 apenados e 60 instituições.
Sobre o SEFRAS e o CEFRAN
Sefras é uma rede de serviços sociais coordenados pelos Frades Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil. Atende cerca de 140 mil pessoas ao ano, por meio da assistência social com acolhimento, proteção, atividades socioeducativas, articulação política e o incentivo ao exercício da cidadania. O público atendido nos serviços são crianças, famílias, pessoas em situação de rua, catadores, idosos e pessoas vivendo com HIV/AIDS.
O Cefran oferece atividades socioeducativas para pessoas portadoras do vírus HIV em situação de pobreza ou exclusão social. Promove a segurança alimentar e nutricional dos participantes, o incentivo ao exercício da cidadania e ações de prevenção sobre DST/AIDS. O centro realiza atendimento semanal a duzentas pessoas. (KS)
Fotos: Kátia Serafim