Aconteceu na última segunda-feira (24/2) a cerimônia solene de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), para o biênio 2014-2016. Responderá como presidente da instituição o desembargador federal Fábio Prieto, enquanto a vice-presidência será ocupada pela desembargadora federal Cecília Marcondes e a Corregedoria-Regional pela desembargadora federal Salette Nascimento.
O evento foi realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco na região central da capital paulista e contou com a participação de autoridades dos poderes legislativo, judiciário e executivo.
O recém-empossado presidente destacou as principais metas a serem alcançadas durante a sua gestão: “vamos tentar instalar o processo eletrônico que é uma ferramenta fundamental, [...] vamos instalar as turmas de Direito Penal que é um projeto do próprio Tribunal e vamos dar apoio para a turma do Direito Previdenciário, onde estão as causas relacionadas aos benefícios sociais, para melhorar a questão do tempo na tramitação desses processos”.
Para o Ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), “a posse do desembargador Fábio Prieto é uma grande notícia para o Judiciário brasileiro. Trata-se de um magistrado muito bem preparado profissionalmente e intelectualmente. Eu tenho certeza de que ele fará uma grande gestão e estou convicto de que teremos uma grande parceria entre o TRF3 e o STF”.
Ao comentar sobre os desafios dos novos dirigentes do TRF3, o ministro Gilson Dipp, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), destacou a importância de aproximar o Judiciário da sociedade: “eu espero que a nova direção saiba trazer para o Tribunal a eficiência, a eficácia, a modernidade e a credibilidade junto ao cidadão.”
O TRF3 possui jurisdição sobre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. (KS)
Fotos: Kátia Serafim