Foi realizado nos dias 26 e 27/5, no auditório do JEF/SP, o curso sobre o Sistema Nacional de Cálculos Judiciais (SNCJ), direcionado aos servidores que atuam nas áreas de contadoria dos fóruns e juizados da Justiça Federal da 3ª Região.
O encontro, aberto pela juíza federal diretora do Foro, Giselle de Amaro e França, teve como objetivo promover a atualização e reciclagem dos participantes quanto à utilização de sistemas mais eficazes para a execução dos cálculos. O SNCJ está sendo gradualmente implantado desde o ano 2000 e a ideia é que ele seja padronizado para a Justiça Federal em todo o país.
“O Sistema tem como propósito ajudar a realizar os cálculos de forma mais rápida e, no contexto de um processo judicial, o tempo faz toda a diferença”, afirmou Alexandre da Luz Ramires, supervisor da Contadoria da Seção Judiciária do Distrito Federal e responsável pelo desenvolvimento do SNCJ.
A questão da celeridade foi um dos principais pontos que motivou a realização do curso. “Queremos dar vazão ao grande número de ações que se encontram nas contadorias da Justiça Federal e também nos Juizados Especiais”, destacou Akemi Ykeda, diretora do Núcleo de Cálculos Judiciais da JF/SP.
O setor de contadoria é responsável pela execução de cálculos em todos os tipos de processos, que podem envolver valor de benefícios previdenciários, diferenças salariais, caderneta de poupança, FGTS, entre outros.
Gisele Molinari Fessore, diretora do Núcleo da Escola de Servidores, explicou que o treinamento integra o programa de formação continuada promovido para o aperfeiçoamento dos servidores da JF/SP. “A proposta é que os contadores estejam cada vez mais preparados e tenham as melhores ferramentas para fazer o seu trabalho”, disse Gisele.
Na opinião do servidor Eric Fujita, diretor da Divisão de Cálculos Judiciais do JEF/SP, o evento é importante porque, além de apresentar o modo de utilização do sistema, permite esclarecer dúvidas e verificar a necessidade de possíveis ajustes ou configurações. (JSM)
Fotos: Jefferson Messias