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05/03/2018 - Diretoria do Foro apresenta relatório de gestão em encontro telepresencial

A Diretoria do Foro promoveu, em 28/2, uma reunião com magistrados e servidores para transmitir o relatório final de gestão e apresentar o novo corpo diretivo que assumirá a Seção Judiciária de São Paulo para o biênio 2018/2020. O evento aconteceu no auditório do Juizado Especial Federal de São Paulo e foi transmitido por videoconferência para as demais subseções judiciárias.

“O objetivo dessa reunião foi prestar contas de nosso trabalho à sociedade, ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, e, principalmente, para que juízes e servidores tivessem conhecimento do que foi realizado nos últimos dois anos”, disse o juiz federal Paulo Cezar Neves Junior, que deixa o cargo de diretor do Foro e assume a função de diretor acadêmico da Escola de Servidores da JFSP.

Ao tratar do relatório de gestão, o magistrado destacou a inauguração de quatro novas Turmas Recursais na capital pelo TRF3; a criação da Central de Monitoramento Eletrônico; o retorno do programa de estágio remunerado para 2018; a criação do projeto “Rede PJe”, que visa modernizar a estrutura das varas federais; o lançamento do livro "A Memória da Justiça Federal em São Paulo"; realização de inventário dos bens acautelados nas dependências do depósito judicial; a mudança de sede dos Fóruns de Avaré e Osasco; a compra do novo prédio para o Fórum de Barueri; entre outros pontos.

A juíza federal Luciana Ortiz Zanoni, então vice-diretora (capital), exercerá o cargo de diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo pelos próximos dois anos. Durante a reunião, ela abordou os avanços do Programa de Gestão e Inovação da Justiça Federal da 3ª Região, o iNovaJusp, com destaque para o orçamento-programa participativo, criação da rede de governança, conclusão do mapeamento dos processos de trabalho e a inauguração do primeiro Laboratório de Inovação do Poder Judiciário brasileiro (iJuspLab). 

“Desenvolvemos um projeto de gestão e inovação que, sob vários aspectos, já está sedimentado. A inovação traz uma nova forma de construirmos o serviço público, contando com a participação de todos e com um olhar voltado aos usuários de nosso serviço, seja ele um cidadão, servidor ou magistrado”, ponderou Luciana Ortiz.

O juiz federal Renato Barth Pires, que exerceu a função de vice-diretor do Foro (interior) na última gestão, também fez um balanço sobre o trabalho que desempenhou em relação à condução de sindicâncias e processos disciplinares de servidores. Na avaliação do magistrado, muitos dos casos tratados como infrações disciplinares poderiam ser resolvidos com auxílio da área de gestão de pessoas, por meio de apoio e acompanhamento, ou, até mesmo, alterando o local de trabalho do funcionário.

 “Nesse quadro que estamos vivenciando de restrição à contratação de novos servidores, precisamos nos concentrar em preservar a nossa força de trabalho e não simplesmente abrir mão dela. O apelo que faço àqueles que ocupam funções de chefia é que se concentrem e se dediquem em aprimorar a força de trabalho, reservando o procedimento disciplinar apenas para os fatos que tenham gravidade”, pontuou Renato Barth.

Também esteve presente na reunião o juiz federal Caio Moysés de Lima, novo vice-diretor do Foro (capital). “A gestão do doutor Paulo Cezar conquistou avanços excelentes. Espero contribuir para a consecução de outros objetivos e, principalmente, a modernização dos procedimentos da Diretoria do Foro para que haja um ganho de eficiência”, frisou Caio Moysés.

Na parte final, os participantes que estavam no auditório e os que acompanhavam por videoconferência puderam fazer perguntas, esclarecer dúvidas e dar sugestões quanto aos temas apresentados. (JSM)

Fotos: Jefferson Messias

Publicado em 05/03/2018 às 12h01 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37