TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2018

19/03/2018 - JFSP recebe curso sobre tornozeleira eletrônica

Entre os dias 12 e 14 de março foi realizado um curso sobre tornozeleiras eletrônicas voltado para os servidores que serão responsáveis pelo monitoramento dos apenados na Justiça Federal de São Paulo. O workshop foi ministrado pela Spacecom, empresa responsável pelo fornecimento das tornozeleiras, na sala de treinamento anexa ao Laboratório de Inovação da JFSP (iJuspLab). 

Os palestrantes apresentaram o equipamento e ensinaram seu funcionamento para os cerca de 50 servidores de diversas subseções judiciárias. “Estamos capacitando os agentes da Justiça Federal que vão operar e comandar toda a parte de instalação, monitoramento e emissão de relatórios aos juízes. É um treinamento de 20 horas onde os servidores estão conhecendo as possibilidades de monitoramento e vigilância que esse sistema oferece”, afirmou o palestrante José Alberi.

Para adquirir as tornozeleiras, a JFSP aderiu a um procedimento licitatório (ata de registro de preços) feito pela Justiça Federal do Paraná e passou a ter o direito a mais de 600 unidades. “A JFPR tem um sistema de tornozeleiras extremamente eficiente e moderno, testado e aprovado em diversas unidades federativas em diversas justiças”, explicou o juiz federal de execuções penais Alessandro Diaferia.

No curso, os participantes, além de aprenderem a operar o software de monitoramento, por meio de simulações, tiveram contato com o equipamento. A servidora Regina Salvador, da 1ª Vara de São José do Rio Preto, foi uma das voluntárias que colocou a tornozeleira e passou uma noite com ela. Regina elogiou o curso, mas alertou sobre a necessidade de que o “sistema esteja disponível o quanto antes para ir se familiarizando com ele e não esquecer o que foi aprendido”. 

O diretor da 7ª Vara Federal Criminal, Mauro Marcos Ribeiro, por sua vez,  falou da importância do evento. “Aprendemos vários detalhes, informações precisas da utilização do sistema, como posicionamento, forma de verificar os sinais que nos são transmitidos, entre outros. Não basta ter a ferramenta se não souber utilizá-la”, concluiu. 

Paralelamente ao curso, aconteceu no Fórum Criminal da capital uma apresentação das tornozeleiras para os juízes criminais, que puderam tirar suas dúvidas sobre o sistema e debater como o monitoramento será implantado na JFSP. (FRC)

Publicado em 19/03/2018 às 17h21 e atualizado em 25/11/2024 às 14h37