Aconteceu nesta segunda-feira (19/2), no saguão do Fórum Ministro Pedro Lessa, na capital paulista, a solenidade de lançamento do livro “A memória da Justiça Federal em São Paulo”. A obra foi produzida por meio de uma parceria entre o Núcleo de Comunicação Social e o Núcleo de Gestão Documental e Memória da JFSP.
“Representa uma grande satisfação ter integrado o grupo que preparou este livro. Acredito que colaboramos para que um pouco da história da Justiça Federal em São Paulo ficasse registrada”, afirmou o juiz federal, Paulo Cezar Neves Junior, diretor do Foro.
O livro comemora os 50 anos de instalação do primeiro Fórum Federal no estado, em 1968, e traz um retrato histórico apresentado em três períodos: de 1891 a 1937, ano em que a Justiça Federal foi extinta pelo presidente Getúlio Vargas; de 1966, ano de seu reestabelecimento, a 1988; e, finalmente, a partir de 1989, com a nova Constituição Federal já vigente, até o ano de 2016.
“A memória é muito importante. É preciso resgatar o passado para se construir o futuro. É de muita valia recordar aquilo que passou, dar valor àquilo que ficou no passado para que o futuro seja cada vez melhor”, afirmou a desembargadora aposentada Ana Scartezzini.
O desembargador federal Paulo Sergio Domingues, que participou da revisão da obra, concorda com Scartezzini. “Nenhuma instituição consegue identificar os caminhos que ela deve trilhar se não conhecer bem seu passado”, garantiu.
Vladimir Passos de Freitas, desembargador federal, ressaltou que o livro “é interessante não apenas para os profissionais do Direito, como também para estudantes de História”.
Também estiveram presentes na solenidade a presidente do TRF3, Cecília Marcondes; a juíza federal Luciana Ortiz, vice-diretora do Foro; além de outras autoridades do Poder Judiciário e servidores da JFSP.
O livro pode acessado em sua versão digital pelo site www.jfsp.jus.br/acesse-livro. (FRC)
Fotos: Fernando Coleti