No dia 28/4, aconteceu a palestra virtual “Justiça Restaurativa”, ministrada pelo promotor do Ministério Público de Minas Gerais, Elkio Uehara. O evento, que contou com a participação de conciliadores, juízes, servidores e o público em geral, abordou como os integrantes do sistema de Justiça podem atuar de forma humanizada, aplicando um enfoque restaurativo em suas atividades.
Em sua apresentação, Elkio Uehara falou sobre a importância de difundir esse novo padrão de consciência dentro das instituições formais do serviço público e na sociedade em geral, que aplica conceitos do Direito Sistêmico e da Justiça Restaurativa em prol da disseminação da “Cultura de Paz”.
“É importante sempre ressaltar que a Justiça Restaurativa não é uma substituição do sistema formal de Justiça, mas o complementa e contribui para que a Justiça possa ser efetivada de acordo com sua proposta maior, que é a pacificação das relações sociais”, ressaltou o promotor.
A abertura do evento foi realizada pelo juiz federal Bruno Takahashi, coordenador da Central de Conciliação de São Paulo, e contou com a participação do juiz federal Fernão Pompeo de Camargo, coordenador substituto do Centro de Justiça Restaurativa da JFSP – Cejure.
Durante a palestra, Elkio Uehara trouxe diversos exemplos do seu cotidiano profissional que mostram como o enfoque restaurativo pode ajudar no tratamento de conflitos. “Por vezes, não aplicamos esse enfoque por desconhecimento ou, ainda, por pressupor que a Justiça Restaurativa sempre exige a construção de círculos de paz. O promotor Elkio nos mostrou que o enfoque restaurativo pode se fazer mais presente no nosso dia a dia”, disse Bruno Takahashi.
Para o juiz Fernão Pompeo, “o impacto dessa nova política pública no âmbito do sistema de justiça é imensurável, pois, representa uma significativa transformação social, que alcança a todos de forma inclusiva, horizontal e democrática, com a efetiva e substancial participação da comunidade”.
O evento é uma continuação de um ciclo de palestras de capacitação que está sendo promovido pela Central de Conciliação de São Paulo, em parceria com a Escola de Servidores. O vídeo com a íntegra do evento pode ser acessado no canal da JFSP no YouTube: www.youtube.com/JFSPvideos. (JSM)